Meninas, como vão?
Esse post nem seria o próximo, estou seguindo uma seqüência para não nos perdermos, porém em outro blog que realizo postagens de matérias, falei sobre o assunto pirâmide alimentar e surgiram duvidas dos visitantes que talvez possa surgir aqui também. Por isso resolvi fazer um post especial, já que faz parte do assunto, se falarmos após ficaremos perdidos. Então o assunto é: PORÇÃO ALIMENTAR.
Como vimos na pirâmide ela foi à melhor forma que encontramos de demonstrar ao individuo em patamares e grupos as necessidades diárias que nosso corpo necessita, mais como já citamos nada pode ser exagerado, tudo tem uma quantidade certa por isso dividimos em porções.
Eu não posso definir para todas as blogueiras quanto de cada alimento, qual porção devem consumir, pois isso é função do nutricionista após consulta, após colher dados e ter a soma do gasto energético de cada cidadão.
Lembramos que a pirâmide alimentar foi criada com base em uma dieta para um individuo saudável que possa consumir diariamente 2000 calorias.
Mas para facilitar dividimos essas porções em medidas caseiras, onde podem entender melhor e sempre ao final da consulta, quando é entregue uma dieta ao paciente, junto entregamos uma lista que chamamos de substituição. Por que isso Ricardo?
Por que as dietas são calculadas para um dia. E durante meses você não pode ingerir o mesmo alimento que está naquela dieta, até mesmo por questões nutricionais, adequação de micronutrientes. Então todos os dias você vai olhar sua dieta e analisar a lista de substituição identificando o que pode substituir em caso de certos alimentos que não queira comer naquele dia, pois você pode até enjoar de tanto comer a mesma alimentação.
Exemplo: Na dieta entregue do nutricionista consta que pela manhã você deve comer 1 pão francês. Mais naquele dia você acordou indisposto e não quer nem ver pão na sua frente. Nesse momento que entra a lista de substituição, você irá olhar quais alimentos e quais as quantidades dele que substituíra uma unidade de pão. 1 pão francês equivale a 5 biscoitos de sal. Então naquele dia que você está enjoado de comer pão você poderá comer 5 biscoitos de sal que surtirá o mesmo efeito.
Continuando o assunto das porções funciona da seguinte forma: Vou dar um exemplo de grupo, o primeiro grupo que chamamos de construtores são dos carboidratos a base da pirâmide. Então são recomendados até 6 porções dia de carboidratos. Então:
Arroz, Pães, Massas, Batata e Mandioca
Consuma 6 porções ao dia
(1 porção = 150 kcal)
Alimentos------------------------//---- 1 porção equivale a:
Arroz branco cozido -------------------- 4 colheres de sopa
Batata cozida -------------------------- 1 e 1/2 unidade
Biscoito tipo “cream cracker” ---------- 5 unidades
Cereal matinal ------------------------- 1 xícara de chá
Farinha de mandioca -------------------- 2 colheres de sopa
Macarrão cozido ------------------------ 3 e 1/2 colheres de sopa
Milho verde em espiga ------------------ 1 espiga grande
Pão de forma tradicional --------------- 2 fatias
Pão francês ---------------------------- 1 unidade
Purê de batata ------------------------- 3 colheres de sopa
Torrada salgada ------------------------ 4 unidades
Então meninas, analisando a tabela acima, das 6 porções indicadas na primeira base da pirâmide pode-ser comer 4 colheres de sopa de arroz no dia para um individuo saudável que precisa ingerir até 2000 calorias ao dia. Da mesma forma que pode-ser comer 2 colheres de sopa de arroz e 1/4 batata cozida. Então tudo isso dependerá de calculo para não se ultrapassar a quantidade de 6 porções. Essas mesmas 6 porções não quer dizer que você irá comer 6 quantidades de cada alimento, ou de um alimento especifico do grupo 6 quantidades. Há uma especificação correta que simboliza essas 6 porções.
Agora ninguém aqui vai sair comendo 3 colheres de sopa de purê de batata dizendo que viu o post do nutricionista Ricardo no blog trend-fashion-today e que pela pirâmide pode-se fazer isso por ser igual a 6 porções permitidas ao dia. Ou que irá comer somente isso de carboidrato no dia por que a pirâmide preconiza. Se souber, eu pego cada um de vocês pelo pé onde estiver. NÃO É ASSIM.
Cada individuo tem uma necessidade especial lembra-se? Por isso inicialmente para melhorar sua alimentação pode-se até seguir as orientações da pirâmide mais o quanto urgente possível procure um NUTRICIONISTA, pois ele sim saberá dizer quanto necessitará comer diariamente e as porções. Pois um atleta pode chegar a comer uma escumadeira cheia de arroz pra suprir suas necessidades passando as 6 porções orientadas na pirâmide para carboidrato, enquanto outro indivíduo apesar da pirâmide orientar 6 porções ele na verdade necessita de 3 ou 4 porções no dia-a-dia. E assim a regra vale para verduras, frutas, carnes e todos os grupos alimentares.
É um tanto complexo o assunto, é necessário ler, reler, mais não impossível de se entender. Espero ter sido claro, que tenham entendido o que é porção e precisando podem postar ou me procurar para tirar as duvidas.
Até breve!
Ricardo de Oliveira Freire - Nutricionista
Contatos: tel: 55 (27) 8137:1012
E-mail: ricardo-of@hotmail.com
Tidak ada komentar:
Posting Komentar